quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A escolha das portas


 As portas são elementos que exigem bastante critério no momento de sua escolha, isso porque precisam unir beleza, funcionalidade, praticidade de manutenção e durabilidade.

Uma boa ou má escolha é capaz de marcar o seu projeto!

Vamos conhecer alguns dos principais modelos existentes hoje no mercado.

Tipos de abertura:

Porta de abrir
É a mais tradicional. A folha se abre apoiada por dobradiças.

Porta de correr
Nesse modelo a folha corre horizontalmente sobre trilhos. São excelentes para otimizar o espaço visto que a área reservada para a abertura das folhas não é necessária.

Pivotante
É bem parecida com a porta de abrir tradicional, porém as ferragens são distintas. No lugar das dobradiças temos os pivôs, o que fazem com que a porta gire em torno do próprio eixo. Esteticamente é um modelo bem atrativo.

Portas sanfonadas
Nesse modelo as folhas vão correndo e se dobrando. É um modelo que também otimiza o espaço.







Tipos de materiais:

Porta de Madeira
É a porta mais utilizada internamente nas casas devida o custo benefício.

Porta de Alumínio
Possui longa durabilidade, preço acessível, leves, fáceis de instalar e possuem diversos tipos de acabamento como o metálico e os que imitam tipos diferentes de madeira.

Porta de Aço
São muito usadas por serem portas mais baratas, porém possuem a desvantagem de enferrujarem e sofrerem corrosão devido a exposição a adversidades do ambiente.

Porta de Vidro

Conhecidas como blindex, são portas compostas por placas de vidros temperados. Possui como vantagem a passagem de luz para o ambiente e a possibilidade da escolha de cores da mesma. Como desvantagem pode-se citar a dificuldade na limpeza e menor segurança.




Um outro detalhe importante são os tipos de folhas, que podem ser lisos, frisados... mais detalhes em uma próxima postagem!



Abraços, Bela

0

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O QUARTO DO BEBÊ

O resultado do exame chegou, deu positivo! Temos um bebê a caminho, a partir de agora muitas mudanças, cuidados, adaptações e um detalhe lindo para se encantar e planejar: O quarto do bebê!

Vamos compartilhar algumas dicas para a decoração e o planejamento desse ambiente:

Existem 03 itens chave para a montagem do quarto do neném: cômoda (de preferência com o trocador), poltrona para amamentação e o berço!

Ao escolher o modelo da cômoda com o trocador esteja atenta à altura do móvel para garantir o conforto da mamãe ao realizar a troca e limpeza do bebê nela, opte por uma peça que fique rente ao cotovelo para que não sobrecarregue as costas e nem os braços causando um desconforto na mamãe.

Na compra do berço opte por um com certificado, isso garante que as barras de proteção sejam adequadas e que a pintura do mesmo não tenha sido feita com tinta tóxica.

Quanto à poltrona de amamentação opte pelo conforto e um modelo ergonomicamente correto, pois serão muitas horas ali amamentando a criança. Dê preferencia para modelos acolchoados, com apoio para os braços e desejavelmente tenha apoio para os pés.



No momento da definição das paredes há uma gama de possibilidades, pode ser utilizado papel de parede em uma das paredes ou também cores lisas que ganham outra cara com a utilização de objetos decorativos como quadros, prateleiras, etc. A parte boa da segunda opção, é que os itens decorativos da prateleira e os fundos de imagens dos quadros podem sempre ser mudados, o que dará sempre um ar de inovação ao cômodo. Esteja atento ao escolher sempre tintas laváveis, pois quando a criança ficar maior caso ela suje ou rabisque a parede será muito mais fácil de limpar.

É aconselhável evitar a predominância de cores quentes no ambiente como o vermelho, por exemplo, pois pode gerar uma agitação na criança. Dê preferencia por cores neutras como bege, branco, marrom... 
♥ Um toque e conselho pessoal: tons pastéis! Dão uma delicadeza surreal ao ambiente – rosa pastel, azul pastel.

Mais algumas dicas...

Opte por pelúcias antialérgicas, tapetes e cortinas laváveis! A saúde e conforto do seu bebê devem estar sempre em primeiro lugar.
Pense na decoração ao invés de sair entulhando o quarto com móveis e brinquedos sem planejamento.
Estude bem a proporção entre o ambiente e os móveis! 
Cuidado com as quinas das cômodas! J


Seguem inspirações







Deu pra se encantar né?



Um abraço, Bela






0

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

REFORMA NA COZINHA!


Há quem diga que a cozinha é o coração da casa, afinal é ali que passamos boa parte do tempo que estamos em nosso lar, seja cozinhando, comendo, lavando ou na frente da geladeira sem saber o que pegar!

E que atire a primeira pedra quem nunca entrou na cozinha e o coração bateu mais forte por uma mudança, uma reforma, uma cara nova!

Ao pensar nisso muitas vezes o primeiro pensamento que vem a mente é: quebra-quebra, dor de cabeça, gastos, orçamento apertado... Mas sabia que é totalmente possível dar um novo estilo a sua cozinha sem alterações complexas?

Seguem algumas dicas e inspirações:

1     1. Inspire-se
Procure na internet e em revistas modelos de cozinhas que te agradem... Após essas escolhas, vejam o que elas têm em comum, esteja atenta ao que você realmente gosta e se isso funcionará bem na sua realidade, na sua rotina e da sua família com a cozinha.
Um excelente site para se inspirar e buscar referências é o Pinterest, e pra quem não mexe muito no computador, tem a versão dele em aplicativo!



       2. Erros Comuns

A sua realidade é um fator primordial após as escolhas dos modelos inspiradores, então não caia no erro de fazer uma cópia idêntica. Se sua família é grande você precisará de mais espaços para guardar os utensílios, pratos, panelas, vasilhas e isso implicará em mais armários. Não negligencie o espaço para armazenamento, pois isso poderá lhe trazer dor de cabeça mais tarde.

Não aposte em tendências passageiras, a cozinha da novela pode ser linda e estar usando um estilo super em alta, mas tudo passa e se renova, então se é pra apostar em uma “cara no ambiente”, que seja a sua. A dica é apostar em um design atemporal e clássico, deixe as tendências atuais para os detalhes, que podem ser trocados com facilidade depois de algum tempo.

Cuidado com as ofertas muito baratas e materiais de baixa qualidade, pois com o tempo podem sair mais caro e lhe frustrar!
Análise bem o seu espaço, não reduza ao mínimo o espaço para circulação, o coração da sua casa deve ser confortável!


3. Qual será a proporção da reforma?

É importante ter essa definição para conseguir se planejar dentro do seu orçamento...
Você pode comprar armários planejados se tiver o dinheiro necessário para isso, mas se não tiver, talvez uma camada de verniz já ajude a dar uma nova cara nos seus.
Você pode trocar todo o revestimento das paredes se couber no seu orçamento, mas se não for o caso, pode escolher uma faixa decorativa e usar na parede; ou trocar os azulejos de uma parte especifica, como no exemplo abaixo.
Você pode fazer um rebaixamento no teto, mas também pode apostar em pêndulos que dão um “requinte” e tanto no ambiente!

Foto: Renato Navarro/Minha Casa


4     4. Contrate um Arquiteto! 

Você pode contratar um arquiteto que fará toda a planta com detalhamentos necessários, que acompanhará a obra, ou contratar um arquiteto para uma consultoria!
A presença de um profissional nesse momento além de lhe proporcionar mais segurança, irá abrir os seus olhos para novas possibilidades e caminhos mais fáceis.

Agora Inspire-se!



Armários repaginados com tinta e novos puxadores! O fogão ganhou uma nova cor!

Piso trocado e mão de tinta em tom pastel nas paredes.
Detalhes que fazem a diferença: Quadros em cima da pia, plantinhas decorativas em cima do apoio do fogão, pia e armário, tapete no centro do cômodo! 




Novos armários! Agora ficou tudo planejado por aqui! E esses adesivos hidráulicos coloridos? Gostou? 




Nem parece o mesmo ambiente... mas é!


Boa reforma!

2

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

"AMPLIANDO" AMBIENTES PEQUENOS - PARTE 01



É um grande desafio para quem compra um apartamento/casa de menor metragem a realização da decoração, composição dos móveis e realmente equipar a casa com tudo que se é preciso sem que a mesma dê a sensação de entulhada e sem espaço para nada!
Por esses e outros motivos é necessário um estudo de cada ambiente do seu lar para que se encontre a melhor maneira de que a decoração forneça uma sensação de amplitude ao ambiente.
Seguem algumas dicas simples, mas que produzem uma grande diferença visual no ambiente:


• Espelhos

Os espelhos criam uma ilusão de ótica e dão uma sensação de continuidade ao ambiente, dessa forma um cômodo pequeno parece maior, podendo causar a impressão de que possui o dobro do tamanho.
O ideal é que o espelho seja posicionado em paredes que ele possa refletir o maior numero de coisas, pois assim ele dará a sensação de profundidade.




• Cores Neutras

Tons de branco, cinza, creme, marrom, bege ou texturas com cores claras contribuem para que o ambiente fique mais clean e espaçoso.
Ao utilizar texturas é bom evitar que as mesmas tenham muito movimento, um piso de madeira com muitos veios pode deixar o ambiente menor, pois o desenho dos veios pode acabar dividindo o ambiente. Prefira sempre a madeira com menos veios, tecidos com menos estampas, o porcelanato liso, sem detalhes.
Optar pelo mesmo tom nos pisos e parede dá a sensação que o ambiente pareça mais amplo.  O uso de tom sobre tom sobre também ajuda pois dá a sensação de continuidade.



• Parede de destaque
Optando por cores claras nas paredes e escolhendo uma parede especifica para ser destaque você proporciona o efeito de amplitude ao ambiente.



• Móveis

É altamente recomendável que os móveis sejam feitos sob medida, pois assim eles se encaixam perfeitamente ao ambiente evitando o desperdício de espaço.
Opte por móveis com pouca profundidade. No momento da escolha do acabamento lembre-se que quanto mais claro maior a sensação de amplitude.



• Portas de correr
As portas convencionais (de abrir) necessitam de espaço para serem abertas, já as de correr deslizam próxima a porta, economizando então uma área e deixando o ambiente mais livre e arejado.



• Iluminação
Use e abuse de iluminação natural. Garanta o máximo de iluminação ao seu ambiente, assim ele parecerá mais arejado e leve e consequentemente mais espaçoso. Se o espaço possui pouca iluminação natural utilize de forma inteligente a iluminação artificial.






 Em breve mais dicas para a decoração do seu lar.
Abraço, Bela.arq

Inspirações:






0