quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A escolha das portas


 As portas são elementos que exigem bastante critério no momento de sua escolha, isso porque precisam unir beleza, funcionalidade, praticidade de manutenção e durabilidade.

Uma boa ou má escolha é capaz de marcar o seu projeto!

Vamos conhecer alguns dos principais modelos existentes hoje no mercado.

Tipos de abertura:

Porta de abrir
É a mais tradicional. A folha se abre apoiada por dobradiças.

Porta de correr
Nesse modelo a folha corre horizontalmente sobre trilhos. São excelentes para otimizar o espaço visto que a área reservada para a abertura das folhas não é necessária.

Pivotante
É bem parecida com a porta de abrir tradicional, porém as ferragens são distintas. No lugar das dobradiças temos os pivôs, o que fazem com que a porta gire em torno do próprio eixo. Esteticamente é um modelo bem atrativo.

Portas sanfonadas
Nesse modelo as folhas vão correndo e se dobrando. É um modelo que também otimiza o espaço.







Tipos de materiais:

Porta de Madeira
É a porta mais utilizada internamente nas casas devida o custo benefício.

Porta de Alumínio
Possui longa durabilidade, preço acessível, leves, fáceis de instalar e possuem diversos tipos de acabamento como o metálico e os que imitam tipos diferentes de madeira.

Porta de Aço
São muito usadas por serem portas mais baratas, porém possuem a desvantagem de enferrujarem e sofrerem corrosão devido a exposição a adversidades do ambiente.

Porta de Vidro

Conhecidas como blindex, são portas compostas por placas de vidros temperados. Possui como vantagem a passagem de luz para o ambiente e a possibilidade da escolha de cores da mesma. Como desvantagem pode-se citar a dificuldade na limpeza e menor segurança.




Um outro detalhe importante são os tipos de folhas, que podem ser lisos, frisados... mais detalhes em uma próxima postagem!



Abraços, Bela

Nenhum comentário: