terça-feira, 22 de janeiro de 2019

"AMPLIANDO" AMBIENTES PEQUENOS - PARTE 01



É um grande desafio para quem compra um apartamento/casa de menor metragem a realização da decoração, composição dos móveis e realmente equipar a casa com tudo que se é preciso sem que a mesma dê a sensação de entulhada e sem espaço para nada!
Por esses e outros motivos é necessário um estudo de cada ambiente do seu lar para que se encontre a melhor maneira de que a decoração forneça uma sensação de amplitude ao ambiente.
Seguem algumas dicas simples, mas que produzem uma grande diferença visual no ambiente:


• Espelhos

Os espelhos criam uma ilusão de ótica e dão uma sensação de continuidade ao ambiente, dessa forma um cômodo pequeno parece maior, podendo causar a impressão de que possui o dobro do tamanho.
O ideal é que o espelho seja posicionado em paredes que ele possa refletir o maior numero de coisas, pois assim ele dará a sensação de profundidade.




• Cores Neutras

Tons de branco, cinza, creme, marrom, bege ou texturas com cores claras contribuem para que o ambiente fique mais clean e espaçoso.
Ao utilizar texturas é bom evitar que as mesmas tenham muito movimento, um piso de madeira com muitos veios pode deixar o ambiente menor, pois o desenho dos veios pode acabar dividindo o ambiente. Prefira sempre a madeira com menos veios, tecidos com menos estampas, o porcelanato liso, sem detalhes.
Optar pelo mesmo tom nos pisos e parede dá a sensação que o ambiente pareça mais amplo.  O uso de tom sobre tom sobre também ajuda pois dá a sensação de continuidade.



• Parede de destaque
Optando por cores claras nas paredes e escolhendo uma parede especifica para ser destaque você proporciona o efeito de amplitude ao ambiente.



• Móveis

É altamente recomendável que os móveis sejam feitos sob medida, pois assim eles se encaixam perfeitamente ao ambiente evitando o desperdício de espaço.
Opte por móveis com pouca profundidade. No momento da escolha do acabamento lembre-se que quanto mais claro maior a sensação de amplitude.



• Portas de correr
As portas convencionais (de abrir) necessitam de espaço para serem abertas, já as de correr deslizam próxima a porta, economizando então uma área e deixando o ambiente mais livre e arejado.



• Iluminação
Use e abuse de iluminação natural. Garanta o máximo de iluminação ao seu ambiente, assim ele parecerá mais arejado e leve e consequentemente mais espaçoso. Se o espaço possui pouca iluminação natural utilize de forma inteligente a iluminação artificial.






 Em breve mais dicas para a decoração do seu lar.
Abraço, Bela.arq

Inspirações:






Nenhum comentário: